MANUTENÇÃO CORRETIVA DE EQUIPAMENTOS

A manutenção corretiva é o tipo de manutenção realizada para recuperar as características originais de máquinas e equipamentos que apresentam falhas e danos que comprometem a eficiência de um processo. Assim, apontamos dois tipos de manutenções corretivas em que a GREGOLON presta seus serviços: a manutenção corretiva planejada e a manutenção corretiva não planejada.
 
 - Manutenção Corretiva Planejada: esta manutenção é executada após a falha potencial, isto é, quando há falha, mas os equipamentos continuam em funcionamento. Exemplos: quando há queda de desempenho dos equipamentos, vibrações diferentes ou quando há sinais de falhas e desgastes.
Assim, nesse caso é possível agendar esta manutenção, pois o equipamento não apresenta riscos de segurança para os trabalhadores ou para o meio ambiente, porém, é importante ter atenção em relação à queda do desempenho dos equipamentos, pois em alguns casos os equipamentos podem gerar falhas e quebras na operação.
 
Um bom exemplo para a aplicação da manutenção corretiva planejada é quando há equipamentos reservas ou peças de reposição, ou seja, se um equipamento apresentar uma falha funcional e parar, o seu processo operacional não será penalizado, pois o equipamento reserva entrará em ação. Assim, é possível analisar o melhor dia e horário para que seja executada a manutenção do equipamento quebrado, sem que haja maiores impactos em sua operação.

 - Manutenção Corretiva Não Planejada: a manutenção não planejada é executada após a falha funcional, isto é, quando o equipamento para por completo e você deve aplicá-la em caráter emergencial para a resolução deste problema, visto que todo o processo ficará parado até que o serviço seja realizado.
Feito com
Logo da Klickpages